Novo documentário de Eduardo Calvet – Luz, Anima, Ação!!!

No post de hoje o Murlocks – Blog & Comics irá divulgar o interessantíssimo trabalho do nosso camarada Eduardo Calvet o documentário Luz…Anima…AçãoProjeto que tem por objetivo mostrar e traçar a trajetória da animação brasileira As Aventuras de Virgulino, do ilustrador e quadrinista  Luiz Sá.

Segue o release completo do projeto, enviado pelo próprio Calvet, para você conferirem com mais detalhes:

Luiz Sá, importante caricaturista, quadrinista e ilustrador, autor da famosa história em quadrinhos “Reco-reco, Bolão e Azeitona“, resolveu, no final da década de 1930, produzir, dirigir e animar uma série de curtas-metragens chamada “As Aventuras de Virgulino“, personagem de sua própria autoria.

VIGULINO-LUIZ SA01

Até a década de 1970, no entanto, acreditava-se que esta parte da história dos desenhos animados brasileiros havia sido perdida.
Em 1941, após ser proibido pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) do Governo Getúlio Vargas de apresentar sua criação a Walt Disney, Luiz Sá, deprimido e desacreditado, vendeu todos os rolos de sua animação para uma loja de projetores. Os filmes foram retalhados e dados como brinde e material de instrução a quem comprasse os projetores. E quem encontrou um pequeno trecho de um episódio intitulado “Virgulino Apanha” foi o colecionador de projetores e também animador, José Luiz Parrot, em julho de 1975.
Virgulino Apanha” retrata a clássica história de mocinho contra bandido, mas o bandido neste caso é Virgulino. O traço é arredondado, característica da obra de Luiz Sá. Os personagens são animais antropomorfizados e a animação se compara a diversas outras de sua época.
A película já estava deteriorada e se decompondo quando, na pesquisa para a produção do documentário “Luz, Anima, Ação!”, foi ressuscitada: ela foi completamente restaurada para a realização do longa-metragem que narra a trajetória da animação brasileira, englobando a primeira de 1917, chamada “O Kaiser“, até o boom atual de séries e longas-metragens produzidos para o exterior.
VIGULINO-LUIZ SA02
O documentário “Luz, Anima, Ação!” do diretor Eduardo Calvet será lançado em Agosto no Anima Mundi 2013.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s