Wolverine e o fator de cura !!!

Dando continuidade a nossa série de pesquisas, que tem por objetivo analisar os poderes de alguns super-heróis por intermédio do conhecimento científico, e a partir daí estabelecer alguns paralelos com a nossa realidade, no trabalho de hoje, o Murlocks e o nosso já conhecido Geo Doc. irão estabelecer um estudo comparativo sobre a capacidade de regeneração dos seres humanos com o fator de cura do Wolverine, e algumas considerações acerca do Adamantium – uma liga metálica praticamente indestrutível existente apenas no Universo Marvel.

Todos nós possuímos certa capacidade de regeneração, porém nos humanos normais essa capacidade de regeneração é ínfima quando comparada a de criaturas supostamente mais simples, como a estrela do mar ou até mesmo criaturas biologicamente mais desenvolvidas como as lagartixas. Alguns cientistas já acreditam que podem ter isolado o gene responsável por essa incapacidade de grandes regenerações dos tecidos humanos. O gene no caso é o p21, que quando desligado permitiria que as células adultas passassem a se comportar como células-tronco pluripotentes, ou seja, células capazes de construir ou reconstruir qualquer tipo de tecido necessário. Entretanto, o gene p21 está diretamente ligado a outro gene o p53, que é um regulador da divisão celular, que sem o devido controle pode levar a diversos tipos de cânceres.

Então, provavelmente o grande segredo do poder mutante do Wolverine seria a capacidade que seu corpo possui de evitar essa divisão celular desenfreada causada pelo isolamento desse gene, evitando assim todo o seu efeito danoso. Isso garante a Logan a incrível capacidade de regenerar seus órgãos internos e evitar qualquer tipo de doença que venha atacar seu organismo.

Quanto ao Adamantium, bem, ele infelizmente não existe. Mas estão sendo feitos grandes avanços no desenvolvimento de ligas metálicas, cada vez mais fortes e resistentes, e quem sabe um dia um material como o Adamantium seja desenvolvido. De qualquer forma, tanto os ossos quanto as garras de Adamantium foram um procedimento cirúrgico altamente invasivo e como dito no HQ, só alguém com uma incrível capacidade de regeneração sobreviveria a tal processo.Dessa maneira, o poder de Wolverine é um dos mais impressionantes do Universo Marvel, uma vez que ele é praticamente indestrutível, e pode se recuperar rapidamente de qualquer dano recebido.

Infelizmente a possibilidade de humano comum ter um poder de regeneração semelhante a esse é baixíssima. Portanto, se algum dia conseguirem desenvolverem um processo capaz de recobrir o esqueleto humano de Adamantium, não façam !!! Vocês podem se dar muito mal fazendo isso !!!

Anúncios

2 Respostas para “Wolverine e o fator de cura !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s