1° post Animepira: TOTAL ECLIPSE

Olá amigos e amigas do Murlocks Comics. Estamos criando uma coluna aqui no Murlocks para falar sobre animes*, mangás*, Tokusatsus*, J-Music e* cultura POP oriental de uma forma geral. Meu nome é Fernando e escreverei as resenhas semanalmente, cada semana falando sobre um tema diferente entre os citados acima.

            Evitando montes de parênteses nos meio dos textos, vou colocar “*” sempre após alguma palavra japonesa, ou termos que não são muito conhecidos e explicarei todos esses termos ao final da matéria.

Para não cair na mesmice de falar apenas dos animes da moda, ou muito conhecidos, o que seria “chover no molhado”, vou procurar escrever sobre animes de qualidade, mas que devido a falta de divulgação ou conhecimento acabam não sendo muito assistidos, mas que valem muita  a pena.

            Quem tiver dúvidas sobre algum dos assuntos abordados nas matérias, poderá entrar em contato através do nosso e-mail enviando sua dúvida, que procurarei responde-la o mais rápido possível. Bom, chega de papo, vamos ao que interessa, e hoje vamos falar sobre um lançamento do Gênero MECHA*

TOTAL ECLIPSE

Em 1973, uma raça alienígena conhecida como BETA invadiu a Terra, durante 30 anos eles cometeram um genocídio e praticamente dominaram o continente Europeu e Asiático. A humanidade desenvolveu armas humanoides conhecidas como TSF (Tactical Surface Fighters) na tentativa de sobrevivência e retomar os territórios conquistados, mas isso apenas atrasava as forças inimigas. Em 2001, o império japonês encontra dificuldade no desenvolvimento dos novos TSF enquanto defende suas terras da invasão. A Nações Unidas enviaram uma proposta de um programa entre os EUA e o Japão para um desenvolvimento mútuo para um novo projeto de TSF, The Prominence Project. E o encontro entre duas pilotos, uma japonesa e outra americana, vão mudar os seus destinos drasticamente.

*Animes= Anime, animê (português brasileiro) ou animé (português europeu) em japonês: アニメ, transl. anime, literalmente “desenho(s) animado(s)”) é qualquer animação produzida no Japão. A palavra anime tem significados diferentes para os japoneses e para os ocidentais. Para os japoneses, anime é tudo o que seja desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional. Para os ocidentais, anime é todo o desenho animado que venha do Japão. (Fonte: pt.Wikipedia.org)

*Tokusatsus= é uma abreviatura da expressão japonesa “tokushu satsuei” (特殊撮影?), traduzida como “filme de efeitos especiais”. Antigamente, o gênero englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse de efeitos especiais. Atualmente, tornou-se sinónimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando varias técnicas como pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras. (Fonte: pt.Wikipedia.org)

Alguns exemplos de tokusatsu são a série de filmes do Godzilla e os seriados National Kid, Ultraman, Ultraseven, Spectreman, Jaspion, Changeman, Flashman, Jiraiya, Kamen Rider Black, Cybercops, Winspector e muitos outros.

*J-Rock= Japanese rock (日本のロック nihon no rokku?) não é só uma forma de música, mas um nicho musical que abriga vários estilos. Frequentemente abreviada para “j-rock” ou “jrock” da mesma forma que o “j-pop” ou “jpop” é usado como abreviatura de Japanese pop. . (Fonte: pt.Wikipedia.org)

*Mangás= O mangá (português brasileiro) ou manga (português europeu) (em japonês: 漫画, transl. manga, literalmente “história(s) em quadrinhos”) é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos. Sua origem está no Oricom Shohatsu (Teatro das Sombras), que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando o mangá. Vários mangás dão origem a animes para exibição na televisão, em vídeo ou em cinemas, mas também há o processo inverso em que os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações.. (Fonte: pt.Wikipedia.org)

*MECHA= Um mecha (メカ meka, abreviatura de mechanical, inglês para mecânico) é um robô gigante (geralmente bípede) controlado por um piloto ou controlador, comuns em algumas obras de ficção científica, mangá e anime. Um mecha geralmente é uma máquina de guerra ou combate com pernas, cujos principais oponentes são monstros gigantes ou outros mechas. Geralmente são construídos em formato antropomórfico (de ser humano) ou de animais. O conceito de mecha está intimamente relacionado ao de exoesqueletos na ficção científica, que seriam estruturas vestidas por uma pessoa capazes de ampliar seus movimentos ou conferi-la mais força. A diferença é que um exoesqueleto é “vestido” pelo piloto (em volta do corpo e imitando seus movimentos), enquanto um mecha é pilotado por controles ou mentalmente. (Fonte: pt.Wikipedia.org)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s